quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A expoloraçao da mulher pela mídia...ela gosta???

Semana passada participei da gravaçao do programa Gangorra, da tv "Canal" (canal 18 da TVA). O assunto a ser discutido era a exploraçao da mulher pela mídia, e até que ponto a mulher permitia e desejava isso.

Como sempre, entre nós havia um cara machista, que acreditava haver uma exploraçao da mulher pela mídia por vontade da própria mulher.

Veja bem, acredito que existam dois tipos de exposiçao da mulher por meio da mídia (pleonasmo necessário!):

*Exposiçao representativa, quando uma mulher assume um cargo em que vai executar funçoes que reflitam as nessessidas e aspiraçoes do publico feminino de forma geral. Mesmo assim é preciso avaliar que tudo que generaliza erra! (Isso, claro, nao existe)

*Exposiçao especulativa (na forma mais contundente do dicionário: "tirar proveito, abusando da boa fé ou da credilidade de outrem;"), quando coloca como evidência corpos "humanamente construídos" (a custo de muita intervençao cirúrgica ou de condicionamento físico exacerbado).
Essa forma ocorre quando a mulher se transforma em produto a ser consumido.

Nessas duas condiçoes de exploraçao, a primeira sugeriu uma discussao sobre o papelao da nossa Ministra do Turismo, Marta Suplicy, com o "relaxa e goza"que ela soltou ao se referir a crise aérea, ainda no início. O cara machista disse que foi ridículo uma mulher que representa as mulheres no Brasil falar daquela forma.

Em primeiro lugar, longe está o dia em que Marta Supliy será ícone de representatividade para a parcela feminina no Brasil.

Em segundo lugar, só o fato de dizer que é ridículo uma mulher falar tal asneira, já vem carregado de preconceito. Por que "mulher"? Se fosse um parlamentar qualquer isso seria irrelevante?

Ele ainda insistiu que a Marta "ex-Suplicy" nao pode agir de tal forma por ser mulher e Ministra!!!
Ele, como muitos brasileiros e muitas "pesquisas de opiniao" em períodos eleitorais, avaliou a conduta moral de uma mulher querendo na verdade puni-la por ser uma representante da política!

Que diabos tem uma coisa haver com a outra?

A segunda forma de exploraçao, ao meu ver, está associada ao consumo, diretamente. Para que a mulher pose nua em uma revista é necessário que alguém consuma esse produto e, logo, que alguém pague por esse serviço, e pague bem!!

Claro que nao há ingenuidade na mulher que decide vender imagens de seu belo corpo, e claro também que ninguém tem o direito de achá-la uma "vagabunda" por fazê-lo!

Entretanto, o que é transmitido de forma errada é uma aceitaçao passiva de tudo isso, como se "todas as mulheres brasileiras sonhassem em fazer o mesmo". É claro que isso é irreal! Nem todas sonham em ser cachorras, preparadas e popozudas.

A questao é: tudo nao passa de uma indústria. O funk, por exemplo, antes de ser uma vergonha para a classe musical pelas letras e performances artísticas nos palcos, é um estilo musical passível de aceitaçao por seu ritmo cativante como qualquer outro.

Porém, esse estilo musical em tempos de intensa industrializaçao do sexo, funciona como trilha sonora para essa interminável novela: a mulher é explorada pela mídia e a mídia é utilizada pela mulher. Um círculo vicioso que só permite boa forma física!

Nao estou sendo generalista, de forma alguma. Mas cá pra nós, nao dá pra discutir sobre a mulher em uma sociedade em que as mulheres sao machistas!! Na política a afirmaçao é mais clara.

Deixando de lado as convicçoes políticas e partidárias de Heloisa Helena, sabe-se que no Brasil a eleiçao de uma mulher para a presidencia é quese uma utopia. Pensar em mulher no poder? Tá difícil....

Enfim, meus valores nao me permitem aceitar que a mídia seja a mais indicada para definir uma, ou, as mulheres. Há uma exacerbada exposiçao da mulher, há uma porçao delas dispostas a tornarem-se visíveis, famosa e gostosa aos olhas da sociedade e há o consumo desenfreado dessa cultura, em que ser como elas sao ultrapassa o bom censo.

Dá praver isso na moda. As roupas sao padronizadas, entretanto, o público é muito, muito variado. Porém, dane-se, o que importa é vender. E como vende!! A barriguinha de fora nem sempre é barriguinha, mas tá na moda!

Nada contra as barriguinhas...nao posso ser contra algo tao presente em mim (rrss)... Mas tem coisa que é difícil de ver!!!!

hahahahaha....

Sou mulher, brasileira, sensual ( e gosto de ser) e nao me sinto representada na pele de nenhuma mulher que aí está para ser vista.

Mas por faor, nao me venha com esse papo de que se é explorada é porque quer...isso nao existe...até porque no Brasil tá difícil ser o que se quer!

Enquanto houver quem consuma haverá carne no açougue!


Cibele Lima

Ps: Desculpe a falta de pontuaçao...rss...teclado bichado!!

Algumas frase...para rir, claro!

"A única profundidade que os homens querem numa mulher é em seu decote." (Zsa Zsa Gabor)

"O que se deve dar a um homem que pensa que sabe tudo? Uma mulher para ensiná-lo como funciona." (autor nao divulgado)

Quando você quiser que algo seja dito, peça a um homem. Quando você quiser que algo seja feito, peça a uma MULHER. (autor nao divulgado)

Homem não tem defeitos, tem características. (autor nao divulgado)

Se Deus criou algo melhor que a mulher, deve ter guardado só para Ele. (autor nao divulgado)

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