sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cegueira humana

    Quando ocorreu o terremoto no Haiti fiquei perplexa com tamanha destruição. Depois de ler tantas informações e pontos de vista sobre o desastre, fiquei pensando se consegueria escrever algo a respeito aqui no blog. Tentei umas 3 vezes, mas estava bloqueada.
   Não sei o que mais entristece em tudo o que aconteceu, mas o que mais me impressionou foi ler que presos escaparam da prisão e passaram a cometer maldades com seus compatriotas, que já estão em situação tão delicada.
   Será possível que não há um mínimo de interesse com o próximo quando estão todos no mesmo barco? Me veio à mente parte do filme "Ensaio sobre a cegueira" (baseado no livro de José Saramago, com o mesmo título), quando uma das alas decide que tem mais direitos do que os demais cegos, que estão em igual situação miserável.
   No caso do filme, uma arma os torna mais fortes e, por isso, com o poder de atordoar seus iguais.
   Voltando à vida real, a frase "tudo pode piorar" parece se encaixar perfeitamente no Haiti. A violência maior está instalada entre pessoas de mesma língua, em alguns casos de mesma fé, de mesma pátria. Se de todo o mal que abateu aquele país pudéssemos extrair um maior, ele seria a frieza do coração de quem só pensa em si. 
    Não estou entrando na questão das várias brigas que ocorrem por causa de comida e água. Se eu estivesse em igual situação, faria o mesmo para garantir o mínimo de alimento aos meus filhos... instinto de sobrevivência.
   O desfecho dessa triste história ainda está longe de acontecer. Para muitos de nós, vizinhos distantes, a desgraça deles não será tão presente no decorrer dos dias desse ano, mas sem dúvida, 2010 se iniciou marcando com dor, desespero e miséria todos os haitianos espalhados pelo mundo.
   Acho que sei porque não conseguia escrever a respeito do terremoto: só se pode expressar dor, quando se está ferido de verdade. Escrever logo depois do ocorrido seria tornar a contar um caos repetidamente informado. Depois de tanto ver as cenas e ler os relatos, sinto-me mais perto dessa tristeza, e mais mesquinha diante de meus "probleminhas" possíveis!

 

Um comentário:

Unknown disse...

também lembrei de Saramago com a tragédia do Haiti, por vários motivos, pela briga por comida, pelo desespero, etc...

o que é mais triste é que só agora o mundo reparou no Haiti, um país que há muito tempo sofria com muitos problemas, vivendo na miséria e as tropas brasileiras lá há tanto tempo e a sociedade nem discutia a questão...

essa cegueira é ainda a pior de todas...a que não enxerga muitos Haitis por aí: na África, no próprio Brasil...


Lívia Lima

www.a-liviando.blogspot.com