sábado, 29 de março de 2008

Brasil: boa notícia.


De acordo com o site oficial da Caixa Econômica Federal, o FIES (programa de financiamento estudantil) é destinado a pessoas que desejam engressar no ensino superior, não tenham condições de pagar e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva no MEC.


Além de beneficiar quem quer fazer graduação, desde 2005 o Fies tem concedido financiamento aos estudantes do Prouni, devidamente matriculados que possuem 50% de bolsa na faculdade.

O FIES pode ser utilizado por estes estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do PROUNI não participam dos processos seletivos regulares do FIES, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento. Saiba como participar do processo seletivo do Fies em http://www3.caixa.gov.br/fies/.


A boa nova é que o que era bom, parece estar melhorando. No Rio de Janeiro o ministro da educação, Fernando Haddad, anunciou as novas regras do Fies. As duas principais são que esses bolsistas do Prouni poderão financiar a outra metade da mensalidade, tornando em 100% o finaciamento, e que foi ampliado o prazo para quitação do financiamento para 2 vezes o período de duração do curso, assim haverá estimulo para matrícula em cursos definidos como prioritários pelo MEC.

A taxa de juros do Fies para licenciaturas, pedagogia, normal superior e tecnologia, também é novidade, caiu de 6,5% para 3,5%.


É curioso que poucos estudantes saibam desses benefícios. Claro que me refiro a quem de baixa renda, pois o financiamento busca alcançar esse público que deseja estudar mas não tem como pagar.


Eu tinha alguma noção sobre o Fies, antigo PCE/CREDUC (programa de crédito educativo), mas nunca me motivei a procurar saber o que é, ou participar do proceso seletivo. Na minha turma da faculdade, não há ninguém que seja "Fies", apenas Prouni ou precariedade, bolsa cedida pela universidade.


Meu universo é bem pequeno, eu sei, e acredito que muitas pessoas são beneficiadas com esse Programa. O que mais me chamou a atenção, e veio em uma ótima fase, é a extensão do financiamento à pós-graduação. Para isso, basta que os interessados estejam inscritos em programas considerados de boa qualidade pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A pós-graduação está entrando no ritmo da graduação. Cada vez mais, estamos preocupados em uma especialização para acompanhar as tendências do mercado de trabalho. Em profissões como a minha, jornalismo, buscar especialidades pode ser um diferencial.


O jornalista que foca seus conhecimentos em uma área específica, tem grandes chances de seguir como profissional referência no assunto.


O último ano da faculdade traz muitos projetos à tona. Com certeza as modificações no Fies vão contribuir para que mais jovens possam "sonhar e planejar" seus estudos.
Há, ainda, um breve e tímido projeto de quitação da dívida gerada pelo financiamento, com trabalho voluntário em áreas carentes do Brasil. Voluntário é modo de falar, claro. Afinal, será a forma de pagamento pelos anos de estudo.

Mas essa é uma discussão para mais alguns anos. Vamos celebrar o que está chegando... um Brasil de boas notícias, sempre é bem vindo!!

4 comentários:

Lívia Lima disse...

Esta é uma boa notícia mesmo para nosso país...cada vez mais acredito que o acesso à educação Superior é a melhor alternativa para que as pessoas menos favorecidas (ou seja a grande maioria) do nosso país possam criar uma cultura de consciência que vise lutar por melhores condições para todos nós.

Me sinto uma privilegiada por fazer parte do Prouni, e acredito que quanto mais pessoas tiverem acesso a projetos como esse e também ao acesso à Universidade Pública, o desenvolvimento de todos estará mais garantido, porque nós somos mais sensíveis às necessidades do país, porque as sentimos na pele todos os dias....

Decoração Temática Aqui !!! disse...

E para pessoas que já fizeram faculdade e gostariam de fazer uma complementação? Seria bom também prá mestrado e doutorado né, já que esses cursos são tão caros!!!
Bjs prá vc Ci e prá Anita


Obs: Entre no meu blog tbm ok!!!

Bianca Hayashi disse...

Não tem mais textos? T.T

Magoei!

Rose Soler disse...

Que preguiça é essa mulher?? Quero mais textos..rsrs

Bjos