sexta-feira, 14 de março de 2008

Inquisição


O que dizer sobre uma exclusão eclesiástica? Será que este termo está correto?

Não sei... O que sei é que nada justifica uma expulsão.


Quando eu era criança o que mais me fazia temer e "respeitar" professores e a diretora da escola era o medo da tal expulsão.

Seria humilhante sair da escola por não ser mais digno de participar daquela comunidade de estudantes de primeiro grau.

Me comportava dentro das regras para não correr o risco.


Quando adolescente, passei a perceber que este medo se dava porque eu não conhecia meus direitos e não usava o diálogo como forma de interagir com as autoridades as quais eu me subjulgava.


Na igreja, desenvolvi esse contato e a capacidade de falar de igual pra igual com quem quer que seja! Respeito, esse era o princípio de tudo!


Mas a igreja não é como meu primário. Ou não deveria ser.

Não é com medo ou com desculpas que se consegue atingir um objetivo. Ninguém deveria, na igreja, ter o direito de decidir quem fica e quem sai da "comunhão eclesiástica".


Quem deu a autorização para tais decisões? Fui eu, ao votar e colocar "representantes"??

Pois como me arrependo. Mais do que ter ficado tanto tempo me submentendo a pessoas que pouco se importam com gente, me arrependo do tempo que perdi acreditando que vale a pena.


E quando se quer discutir o por quê de medidas drásticas em assuntos simples, o ataque sempre é utilizado como defesa.


Se você, leitor, não esá entendendo onde quero chegar, explico:


Um grande amigo foi excluído do rol de membros da igreja que frequentou durante toda sua adolescencia e início da fase adulta. Assim como qualquer pessoa comum, deparou-se com realidades diferentes, experiencias necessárias, e novas opções de direcionamento político e social. Ele cresceu, em mente e espírito. Então, a igreja, com sua mente retrógrada, decidiu que por ter se mantido longe ele já não era digno de fazer parte do "fabuloso"rol de membros da comunidade!!

Sem qualquer aviso desarolou seu nome da "comunidade" que agora, ao ser questionada, se coloca como dedo acusador, usando isso como defesa ao invés de se explicar.


O medo da infancia passou, passou porque a vida nos mostra que os monstros podem ser vencidos e que as decepções podem ser superadas.


Não deixei minha fé por causa desse episódio. Muito menos deixei de crer nas pessoas e na capacidade de fazer o bem.


Mas com certeza penso que a igreja é para mim, e para muitos, um lugar de castigo, penitencias e perdão.


Não um perdão espiritual, mas um perdão social que nos faz "parte do corpo". Aceite as regras e viva conosco. Mostre-se contrário e nos deixe para sempre.


Não acho que cantar no coral e cuidar de crianças seja o essencial para o crescimento da igreja. Sempre acreditei que a pluralidade nos leva ao objetivo final: comunhão com Deus.


Cadê aquele papo de que somos um corpo e no corpo temos vários membros diferentes e com diferentes formas e funções?? A teoria é linda, difícil e viver e fazer valer.


Mais do que um desabafo esse post é uma resposta sem pergunta. Ningém falou comigo ou me provocou a falar nada. Estou falando diretamente a quem tem vontade mas não tem coragem de dizer tudo o que pensa "nas minhas fuças". Inclusive em dizer que sou mal agradecida.


Que vença o amor. A essencia de Deus.


"Se tiver que optar entre o amor e a disciplina, opte pelo amor, sempre. É o que Jesus faria".

(Pr. Longuini- em algum ano da minha adolescência).

7 comentários:

Rose Soler disse...

Expulsão ou, no meu caso, excomunhão, sempre foi algo que me assustou muito na infância. A idéia de ser excluída e ser proibida de participar de algo que fez e faz parte da minha vida sempre me assustou, assim como assustou a você.

E eu entendo perfeitamente sua ira. Já passei por uma situação dessa com um primo, que foi expulso da congregação da qual ele fazia parte mas, tempos depois, foi readmitido.

Talvez pq tivesse "voltado a ser digno" de pertencer àquela seita (digo seita pq não considero aquela denominação um grupo religioso, mas deixo isso nas entrelinhas, afinal vivemos em um país livre, e portanto podemos proferir a crança que quisermos).

Realmente, os critérios pelos quais somos punidos são exdrúxulos e, diversas vezes, revoltantes.

Afinal, tantos fazem coisas graves e continuam lá, ostentando seus "bons costumes" e sua "fé inabalável" enquanto você, pobre pecador, é impedido de comungar com seus irmãos de fé a crença que compartilha com eles desde a infância.

Mas, é como dizem, a Igreja foi construída por homens, e portanto é suscetível a erros e julgamentos precipitados. Embora ainda prefira uma das frases de Cristo: "não julgues para não seres julgados". Até pq "aquele que nunca pecou, que atire a primeira pedra".

Bjos

Bianca Hayashi disse...

Eu devo ser a única pessoa que não sabia que pessoas poderiam ser expulsas da comunidade da igreja. o.O
Isso me parece tão... paradoxal. Como você disse, Ci. Estranho, muito estranho...

Tão estranho quanto aos novos pecados capitais.

Lívia Lima disse...

é engraçado porque isso mostra como o ser humano não muda...pois Jesus foi recriminado e julgado pelos judeus, justamente porque se opôs ao que a religião tradicional dizia.....

Por isso acho que ele foi um revolucionário, e suas idéias são sempre atuais, e por isso apontam para o verdadeiro caminho, que não está na igreja, como Ele mesmo disse: "eu destruo este templo e o ergo em três dias..."

Lívia Lima disse...

Ah Bi em relação aos novos pecados, apesar de ser engraçado eles serem estabelecidos de forma autoritária, já postos, o fato é que eles pelo menos tem a boa intenção de fazer as pessoas refletirem sobre os "pecados" sociais...

Ci acho que no fim do TGI, nós vamos fundar uma nova religião.............rsrsrs

Ericka Rocha disse...

Mamãe, seu txt ficou lindo e tocante. Igreja é um local de pessoas doentes Ci...E infelizmente, os homens se julgam melhores uns para com os outros...Para decidir quem fica e quem sai. Isso também me faz sentir uma revolta danada, não deveríamos manter em disciplina com amor? Quando afastados do braseiro ficamos é mais fracos...E com a desculpa de "não contaminar o resto do rebanho" muitas igrejas (inclusive a minha) usam esse discurso!
Triste d+! Espero que as palavras tragam reflexão, pq os crentes, principalmente os crentes, precisam de MUITA!

Um super bju pra vc e pra sua familia linda!

=]

André Cardoso disse...

Texto muito bom Ci. Digno de Rubem Alves. Que glória hein! hehehehehe!
Mas vi em sua escrita o mesmo desencadeamento que ele dá às suas crônicas. Não que você já tenha chegado ao nível dele. São 75 anos de muita luta, mas a forma tá muito boa.

Beijos
Dezinho

Cibele Lima disse...

Dezinho...vc não sabe como massageou meu ego...
hahahhahahaa!!
A propásito...vc ta dentro no doc que quero fazer sobre ele,né?!!

bjs
Ci