quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Fim de semestre

O semestre termina essa semana para muitos universitários. Para alguns, mais do que um semestre findou-se uma etapa da vida, a graduação.

Enquanto outros continuam na busca por sua formação, sonhando com uma boa colocação profissional ao findar dessa fase, outros sonham em fazer parte deste mundo da universidade, onde tudo é lindo no início, tudo é estresse no caminho, e tudo é saudade quando se finda.

Muitos jovens estão prestando vestibular nesse mês de dezembro em diferentes universidades, sejam elas públicas ou privadas. Outros, porém, prestaram a prova do Enem e agora torcem para que a nota de corte de seu curso e faculdade escolhidos sejam suficientes para começar a estudar.

A pergunta que cabe nesse momento de inícios e términos, o final de semestre, é "pra quê"?
Pra quê sacrificar tempo e dinheiro (para a maioria) se quando tudo acabar nem estagiários teremos? Depois que a faculdade acabar estágio será nossa melhor lembrança de tempos das "vacas gordas". Tenho uma amiga de campinas que ficou no "limbo" durante dois anos depois de formada em jornalismo.

Muitas pessoas possuem o diploma como um tempo bom, que para nada serve atualmente. A grande maioria nem trabalha na área de formação, e busca, ou na pós ou em uma nova faculdade, a habilidade que exige o mercado em que se está inserido.

Então, pra quê? Eu mesmo respondo: pra ser mais um, pra mesmo assim tentar ser o grande sortudo na história da humanidade....aquele que foi tocado pelo "dedo de Deus" e foi olhado por quem não olha ninguém: o capitalismo.

Ok, pode até ser uma viagem daquelas.... mas crer que a vida é bela e que a faculdade nos fará pessoas de sucesso é uma ilusão que infelizmente vivemos diariamente sem nos dar conta.
Melhor do que sair da facu e conseguir uma boa colocação no mercado e na área de formação, só mesmo ganhando 40 mil reais no Silvio Santos!!!

Acredite, eu conheço alguém que ganhou!!!! Mas isso é assunto para uma próxima postagem.

4 comentários:

Bianca Hayashi disse...

Ahá, também conheço essa pessoa que ganhou no titio SS! ^^

Bem, eu também me pergunto... pra quê? Sempre ouvimos dizer que temos que ser os melhroes, nos esforçar, fazer mil cursos para conseguir um lugarzinho nosso. Mas em muitos lugares, o que vemos são pessoas extremamente qualificadas desempregadas justamente por serem... qualificadas para o emprego.

Complicado...

Cibele Lima disse...

nossa, pode crer...esse papinho de bom demais pra esse cargo...hahaha...fala serio!!

Lívia Lima disse...

Pode parecer mentira mas eu nunca me vi fazendo uma Universidade....é sério, que dirá duas!!!!!!!! Isso porque jovens de escola pública como eu não estão muito acostumados a ter perspectiva de futuro....

Agora estou na Universidade e mesmo com todos falando que eu sou muito boa, que vou ter um emprego bom e blablabla, às vezes acho que não vou conseguir nada....

Mas mesmo assim não desisto da facu. A Universidade é o lugar onde ainda podemos fugir das leis de mercado e pensar mais na ampliação do nosso conhecimento. É com isso que me preocupo.

No fim, eu posso até trabalhar como manicure (e olha que eu levo jeito), mas acredito que não serei frustada, olharei pra trás e lembrarei do que o grande poeta disse: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

Rose Soler disse...

Hum..quem será essa pessoa sortuda? Me apresenta?rs

Agora, falando sério.. Realmente, quando entrei na facul achei que tudo seria lindo e cor-de-rosa. Não achava que ganharia milhões. Apenas queria (e quero) testar na prática tudo o que aprendo na teoria.

Mas assim como vc me faço a mesma pergunta: será que vou conseguir? Será que sou "qualificada e apta para a vaga"? Ou será que alguém mais "apto" do que eu roubará meu lugar?

É, com o fim da faculdade tão próximo começa a bater a incerteza: o que fazer daqui prá frente? Acho que isso só Deus pode dizer...