domingo, 30 de dezembro de 2007

Queime os seu fogos


Os fogos de artifícios são comuns na virada do ano novo. Para a maioria das pessoas, a queima de fogos é a parte mais esperada e festejada.

Na contagem regressiva, além das fartas mesas com suculentos pratos, os fogos estão no ranking de mais procurados pelo consumidor.

Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva, podem ser obtidas diferentes :

Sódio - amarelo
Lítio - Vermelho
Bário - Verde
Potássio - Azul ou Púrpura
Magnésio - Branco ou Prata
Cobre - Azul
Estrôncio - Vermelho
Cálcio - Vermelho
Alumínio - Branco
Ferro - Dourado

Este ano vou assistir a queima de fogos do décimo segundo andar do prédio onde moro, com meu esposo e minha filhinha. Já vi queima de fogos de vários lugares, inclusive da praia... Mas ver aqui do apartamento será diferente. não pelo lugar em si, mas por aquilo que representa para mim, enquanto família, conquistas e alegrias.

Para algumas pessoas assistir à queima de fogos trará lembranças, tristeza, saudade de alguém que esteve presente mas que agora não compartilha mais desse momento.
A felicidade e empolgação não são características dos fogos de artifício na virada do ano, a característica dos fogos está em nos fazer lembrar, sonhar, desejar, retomar... seja lembrar da infância, quando o novo ano faz mais sentido do que hoje; seja sonhar com o ano que se inicia, desejando ser mais feliz... ou pensar em como seria bom se as coisas estivessem acontecido um pouco diferente do qua foi no ano que se finda.

Um segundo a mais ou a menos... um erro a menos... uma lárima a mais... um amor mais sincero... um pedido de perdão recusado... um pouco menos de medo na hora de tentar ser mais feliz.

Nesse ano os fogos farão mais sentido...minha filha ficará animadíssima! Vê-la sorrir e gritar com os fogos enche meu coração, e com isso tenho certeza de que nunca mais olharei os fogos como antes. Assim como minha amiga, agora viúva, que a pouco perdeu seu marido, com quem conviveu, amou e comparilhou em quatro anos... nessa virada os fogos não serão os mesmos, e talvez deixe a marca da saudade desse amor para sempre.

Seja lá de que forma esteja você na contagem regressiva, deixe os fogos te inundar de sensações...boas ou ruins, as sensaçòes existem para nos mostrar que estamos vivos, que estamos vencendo mais um ano.


FELIZ ANO NOVO!!!

Um comentário:

Rose Soler disse...

Eu adoooro fogos de artifício!!!! Fico ali, horas e horas olhando para o céu, admirando tudo aquilo. Claro, o som incomoda, o cheiro de queimado tb. Mas isso faz parte da festa.

E quem não gosta? Bem, existem pessoas que detestam tudo isso, mas.. cada um com sua opinião..rs.

Ah, e ainda me lembro de quando era criança. Mesmo com sono estava ali, de pescoço ereto e olhando os fogos.

Queria ter coragem suficiente para acender um rojão um dia...

Bjos