sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Alegria de museu dura pouco


Pobre Masp! Quando o bolso começou a encher, o Ministério Público resolveu interditar o museu por más condições de segurança.


A interdição vale até que sejam atendidas as exigências de segurança do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru). "Foi constatado que o Masp não atende às exigências para garantir a vida das pessoas e a segurança do acervo, que é inigualável na América Latina", disse a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Mariza Schiavo Tucunduva.


Depois do furto das obras "O Lavrador de Café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, no dia 20 de dezembro de 2007, houve um aumento de público que preocupa ainda mais as questões de segurança.


Enquanto O Masp não se adequar às decições do MP, a interdição se manterá, sob pena de desobediência, improbidade administrativa e pagamento de multa diária de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) em caso de descumprimento, ainda que parcial, da ordem judicial.

Todo o acervo do Masp será transferido temporariamente à Pinacoteca de São Paulo até que o museu tome as providências exigidas. Quem sabe, assim, a Pinacoteca também não desfruta de um aumento considerável no público.


E o provébio se mantém: "há males que vem para o bem".

2 comentários:

Rose Soler disse...

Essa questão do Masp é cômica, prá não dizer trágica. Primeiro nos surpreende tendo o fornecimento de luz cortado, depois acompanhamos pela mídia um roubo espetacular de duas obras valiosíssimas (e onde estavam os guardas? provavelmente jogando truco ou tirando um merecido cochilo..) e agora isso: é interditado.

Quanto mais penso, menos entendo. Acho que a próxima notícia que lerei será que o Masp será fechado e o prédio onde ficava o museu abrigará um restaurante cinco estrelas ou um shopping....

Bianca Hayashi disse...

60 mil reais de multa? Tá brincando... leva o Masp à falência MESMO. o.O

Mas é o que acontece com cultura em um país sem cultura, não? Como a Rô, não duvido que lerei nos jornais a notícia de que o Masp virou um shopping...