domingo, 27 de janeiro de 2008

De onde vem?

Como sempre, chegou de madrugada e foi direto pra cozinha. A fome, depois da balada, era a mesma de todos os finais de semana.

Enquanto prepara o lanche, a mente lhe traz vários pensamentos que o faz criar coisas que não existem, ou que não fazem o menor sentido.


Se sentou na cadeira, colocou o prato sobre a mesa e com os olhos pesados e muito cansados começou a devorar o lanche. Mas uma coisa o fez parar.


Sobre a pia da cozinha estava um copo com água e uma laranja dentro dele, já descascada. O que seria aquilo? várias opções de resposta surgiram na mente levemente bêbada: será que é algum chá pra tirar bebedeira? Minha mãe poderia ter deixado aí pra mim. Ou seria uma simpatia pra tirar alguma urucubaca?

Com sono e comendo mais lentamente, as idéias fervilhavam em sua mente. No dia seguinte, enquanto tamava café, reparou que o copo da madrugada não estava mais lá. O que teria acontecido?

Quando a mãe entrou na cozinha, a pergunta mais óbvia do dia foi feita: "Mãe, para que servia aquele copo com água e laranja?" A resposta causou espanto: "Nada não. Eu descasquei a laranja, perdi a vontade de chupá-la e coloquei em um copo com água pra não encher de formiga. Tchau, tô atrasada".

Nada mais frustrante. Todo aquele tempo perdido para encontrar uma razão... Não teve dúvida; levantou-se pegou no armário um copo, encheu-o de água e colocou a laranja dentro dele, com casca e tudo e pensou: se eu que vou inventar essa mandinga, que seja pelo menos descomplicada... vai que funciona?

De onde vêm as simpatias, manias e costumes?
Bom, eu procurei, na internet (bem por cima, é verdade!) e não encontrei uma resposta satisfatória.

Estou quase certa, entretanto, que a origem dessas manias de deixar copo com água e alguma planta dentro para trazer algum benefício, por exemplo, tem uma origem simples: a mente humana!

Assim como várias pessoas se apegam em objetos e crendices, muitas vezes por uma necessidade da mente e do próprio corpo. A fé, seja ela em que esteja baseada, é fundamental para a cura de alguns males da humanidade.

Crer em algo, fazer algum chá milagroso é muito importante, pois, além de nos manter acreditando em algo que pode acontecer, ainda nos liga à nossa cultura, perdida no tempo e esquecida entre as terapias e as drogas vendidas em farmácias.

A origem da maioria eu não conheço... mas comer "bucho de bode atrás da porta faz a menina virar moça bonita quando crescer".... é engraçado, mas eu comi, e funcionou, pelo menos aos olhos da minha mãe, quem me ensinou mais essa.

Passe adiante...vai que funciona??!!




2 comentários:

Rose Soler disse...

Bem, simpatias são coisas tão antigas e, por mais estranhas que algumas possam ser, tão úteis que deixei de questionar sua origem.

Agora, o título dessa postagem parece um quadro que passa na Cultura: uma garotinha muito curiosa que quer saber a origem de tudo. O nome do quadro? "De onde vem"?rs

Bjos

Lívia Lima disse...

Eu sou uma pessoa supersticiosa....eu tenho mania de fazer figas por exemplo.....é inconsciente, depois que eu faço eu dou risada de mim mesma....mas não tem jeito...kkkk